terça-feira, 15 de setembro de 2009

Relatório - 11° Encontro

Chapadão do Sul, MS, 10 de setembro de 2009.
Os professores socializaram o dever de casa, alguns realizaram a atividade sete referente a análise dos preços dos combustíveis em postos de gasolina, acharam que os alunos se interessaram bastante na atividade, por ser algo presente no cotidiano deles, ao fazer as operações com números decimais, duas, três casas após a virgula encontraram um pouco de dificuldade, na analise quantitativa também, mas com a interferência e orientação do regente, facilitou a compreensão dos alunos.
Outros socializaram a atividades proposta para construir a reta do tempo baseada na musica de Raul Seixas – Eu nasci a dez mil anos atrás, levaram os alunos na sala de tecnologia para pesquisarem os fatos relevantes que aconteceram a dez mil anos atrás até os dias atuais, assistiram o clik da música, construíram a linha do tempo utilizando a pesquisa, dando ênfase nos acontecimentos histórico para a matemática. Os professores entenderam que ensinar matemática dessa forma é satisfatório, a uma interação satisfatória entre alunos e professores.

Alguns professores não tinham socializado a atividade sobre consciência e comportamento ecológico, aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências, levaram os alunos para sala de tecnologia, pesquisaram sobre o tema, o professor leu um texto para a turma, os alunos elaboraram questões sobre comportamento e consciência ecológica, juntos selecionaram as dez melhores de cada assunto, cada aluno respondeu o questionário e entrevistou, dez colegas, com sim ou não, depois tabularam, e construíram gráficos de colunas, para mostrarem se existe alguma relação entre a consciência e o comportamento ecológico, das pessoas, ambos os professorem concluíram junto com seus alunos que as duas variáveis são independentes.
Realizamos a seção coletiva 8, eixo temático água e sociedade inclusiva, estudando sobre espaços, Tales, Pitágoras, Relações Trigonométricas, Semelhança de Triângulos e Proporção. Discutimos algumas atividades proposta no TP, realizamos a atividade 2 da parte B da sessão, atividade comum para os professores, pois já trabalham com atividades, com este contexto. Trocamos idéias sobre projetos, etapas de uma projetos, temas interessantes.

Dever de casa – Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula –atividades sugeridas: atividade 12 pag. 155, atividade 2 pag. 137, atividade 8 pag. 148, atividade 11 pag. 152 ou atividade 2 da parte B da oficina pag. 234. O professor escolhe as atividades que melhor se adapte a sua turma. Qualquer atividade aplicada deve seguir as orientação do socializando da pag. 221.

“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
Pitágoras

Nenhum comentário: