quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Relatório - 13° Encontro

Chapadão do Sul, MS 08 de outubro de 2009.

Os cursistas socializaram o dever de casa atividades6 ou 9 da unidade 18 - TP5, os professores desenvolveram uma dessas propostas com seus alunos, usando uma didática diferente sem fazer cálculos, trabalhando com o visual, de forma concreta, envolvendo a turma toda, uns montaram um cardápio mostrando todas as possibilidades, outros desenvolveram atividade 9 sobre a compra de alguns objetos para escritório, mostrando todas as possíveis chances de compras. Os alunos se interagiram muito nessa oficina, o visual envolve muito os alunos despertando-os para os conceitos matemáticos.
Desenvolvemos a sessão coletiva 10, onde os professores realizaram o estudo das unidades 19 e 20, questionando e analisando algumas atividades presentes no TP5, sugerindo formas didáticas para aplicação, criando situações didáticas baseado nas atividades presentes nas unidades, refletindo sobre suas adaptações e socializando para a turma.

Dever de casa- Socializando o seu Conhecimento e experiências de sala de aula – Unidade 20 (pag. 199),os cursistas poderão aplicar a atividade 14 (pag. 166) sugerida pelo TP5 ou poderão escolher qualquer outra atividade presente no TP5 ou AAA5, fazer as adaptações que julgar necessário e aplicar em uma das suas turmas.
Organizar o portifólio até o TP5 para o próximo encontro, não esqueçam de desenvolver o projeto para finalização da formação.
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Platão

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Relatório - 12° Encontro

Chapadão do Sul, MS 24 de setembro de 2009.
Os cursistas realizaram o socializando o seu conhecimento,referente as unidades 17 e 18, em relação a suas experiências em sala de aula, alguns professores realizaram a atividade sobre o consumo de água, achando de suma importância a atividade, coincidia com o tema da unidades anterior trabalhada em sala, havendo um grande empenho por parte dos alunos. Outros realizaram a atividade relacionada com Tales de Milleto.


Na sequência realizamos o estudo das unidades 17 e 18, os professores estudaram as unidades analisaram as atividades propostas e desenvolveram as atividades seis, oito e nove da unidade 17, utilizando uma forma didática para compreensão da atividade seis. Realizamos a sessão coletiva 9.





Dever de casa – Socializando o seu conhecimento – Unidade 18 pag. 197 (atividade 9 da pag. 66).
“O segredo não é correr atrás das borboletas. E sim cuidar do jardim para que elas venham até você.”Mario Quinatana

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Relatório - 11° Encontro

Chapadão do Sul, MS, 10 de setembro de 2009.
Os professores socializaram o dever de casa, alguns realizaram a atividade sete referente a análise dos preços dos combustíveis em postos de gasolina, acharam que os alunos se interessaram bastante na atividade, por ser algo presente no cotidiano deles, ao fazer as operações com números decimais, duas, três casas após a virgula encontraram um pouco de dificuldade, na analise quantitativa também, mas com a interferência e orientação do regente, facilitou a compreensão dos alunos.
Outros socializaram a atividades proposta para construir a reta do tempo baseada na musica de Raul Seixas – Eu nasci a dez mil anos atrás, levaram os alunos na sala de tecnologia para pesquisarem os fatos relevantes que aconteceram a dez mil anos atrás até os dias atuais, assistiram o clik da música, construíram a linha do tempo utilizando a pesquisa, dando ênfase nos acontecimentos histórico para a matemática. Os professores entenderam que ensinar matemática dessa forma é satisfatório, a uma interação satisfatória entre alunos e professores.

Alguns professores não tinham socializado a atividade sobre consciência e comportamento ecológico, aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências, levaram os alunos para sala de tecnologia, pesquisaram sobre o tema, o professor leu um texto para a turma, os alunos elaboraram questões sobre comportamento e consciência ecológica, juntos selecionaram as dez melhores de cada assunto, cada aluno respondeu o questionário e entrevistou, dez colegas, com sim ou não, depois tabularam, e construíram gráficos de colunas, para mostrarem se existe alguma relação entre a consciência e o comportamento ecológico, das pessoas, ambos os professorem concluíram junto com seus alunos que as duas variáveis são independentes.
Realizamos a seção coletiva 8, eixo temático água e sociedade inclusiva, estudando sobre espaços, Tales, Pitágoras, Relações Trigonométricas, Semelhança de Triângulos e Proporção. Discutimos algumas atividades proposta no TP, realizamos a atividade 2 da parte B da sessão, atividade comum para os professores, pois já trabalham com atividades, com este contexto. Trocamos idéias sobre projetos, etapas de uma projetos, temas interessantes.

Dever de casa – Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula –atividades sugeridas: atividade 12 pag. 155, atividade 2 pag. 137, atividade 8 pag. 148, atividade 11 pag. 152 ou atividade 2 da parte B da oficina pag. 234. O professor escolhe as atividades que melhor se adapte a sua turma. Qualquer atividade aplicada deve seguir as orientação do socializando da pag. 221.

“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
Pitágoras

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Etapa de um Projeto

O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de
preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura
a seguir:
a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no
programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as
ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com
a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados
para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos
prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Relatório - 10° Encontro

Chapadão do Sul, 27 de agosoto de 2009.

Começamos a oficina com uma apresentação no Power Point, sobre os conteúdos abordos nas unidades 13 e 14, os objetivos das seções, discutimos a aplicação de algumas atividades relevantes em cada unidade, incluindo algumas atividades extras dos cadernos de apoio à aprendizagem – AAA.

O tema central da unidade 13 é de suma importância, trata de análises e cálculos sobre comprar à vista ou à prazo, de forma objetiva e clara levando o aluno a formar sua própria opinião, de acordo com a necessidade e forma da aquisição do bem. Interpretação e analise das propagandas dos encartes, saber calcular os valores estabelecidos e ditos como vantajosos e não simplesmente comprar pelo impulso da promoção.
Realizamos o socializando da ida em sala de aula e assistimos um filme sobre o assunto.
Discutimos a extensão 4 da pag. 96, assistimos o click da música de Raul Seixas, Eu Nasci A Dez Mil Anos Atrás, proposta na atividades, conversamos sobre as diversas formas de explora – lá. Os cursistas desenvolveram as atividades propostas na Parte B da oficina, socializamos, comentamos o texto de referência e discutimos a parte C da oficina.
Dever de casa – qualquer uma das atividades discutidas no slide, seguindo as orientações do socializando o seu conhecimento – unidade 14 pag. 219.

Relatório - 9° Encontro

Chapadão do Sul, 13 de agosto de 2009.

Os cursistas realizaram a leitura da do texto Consciência Ecológica e Comportamento Ecológico, discutiram o tema e refletiram sua abrangência. Em dupla realizaram a Parte A da oficina, elaborando dez questões sobre comportamento e dez sobre consciência ecológica, seguindo as orientações da sessão coletiva 6.


Com os resultados em mãos construíram gráficos com as variáveis consciência e comportamento ecológico, cada equipe utilizou um critério para coleta de dados, alguns acham que era possível obter uma função e outros não.
Socializamos a atividades, onde os cursistas acharam de difícil aplicação em sala de aula.
Os cursistas entregaram os portifólios, receberam uma apostila com sugestões de jogos matemáticos, um CD com parodias abordando vários conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental e apresentamos alguns jogos no concreto como, jogo do tabuleiro e jogos das trilhas, contribuindo para o aperfeiçoamento dos professores de matemática.
Dever de casa TP3 - atividades de 1 a 6 da pag. 147 e 148, seguindo as orientações do socializando da pag. 229.

Segunda Etapa da Formação em Campo Grande

Chapadão do Sul, 17 a 31 de agosto.

Ficamos uma semana confinados na UNIDERP em Campo Grande, relatando os TPs já trabalhados, expondo os trabalhos dos cursistas com seus alunos, estudando algumas unidades e sua diversas formas de aplicação.

Formadora Eliene da Uneb.


Meu grupo apresentando trabalho.
As trocas de experiências e de material foram de grande valia.
Agora já estamos na reta final, faltando realizar o modulo 2( TP4, 5 e 6) e os projetos, e vamos nós cursistas......para o final da jornada.