quarta-feira, 17 de junho de 2009

Relatório - 2° Encontro

Chapadão do Sul , 15 de abril de 2009.
Começamos o encontro tirando dúvidas em relação ao manuseio do material, sua utilização e suas aplicações. Em seguida, fizemos a apresentação do Caderno de Teoria e Prática I (TP1), iniciamos a Unidade 1 – Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação. Em grupos, realizamos leituras dinâmicas sobre a unidade, estudamos as seções 1,2 e 3. Expliquei a proposta de desenvolvimento das atividades das mesmas.

Os cursistas em grupos, realizaram as atividades propostas na seção 3 do TP1 - Transposição didática: convidando os alunos a analisarem matematicamente sua saúde .
Com relação à sua atuação e, sala de aula, você poderá conhecer, nesta seção:
· Como desenvolver junto aos seus alunos uma situação-problema que permita transferir para a sala de aula as vivências realizadas na resolução da situação proposta na seção 1.
· Como explorar uma fórmula matemática.
· Como coletar informações e organizá-las em tabelas.
· Como explorar a idéia de valor médio.
Os cursistas discutiram a atividade proposta e desenvolveram as mesmas em cartolina, objetivando verificar as possíveis dificuldades dos alunos, analisando em qual turma a atividade poderá ser inserida no planejamento e qual a melhor didática de aplicação em sala de aula que poderá facilitar o desenvolvimento do conhecimento do aluno para adquirir aprendizado.
Em seguida os grupos socializaram seus trabalhos, explicando o consenso de cada equipe, falando sobre suas observações e análises das atividades propostas.
E assim, finalizamos o encontro, deixando como dever de casa a Transposição didática em sala de aula da Unidade I do Caderno de teoria e Prática TP1.
"Mais importante que o desejo é o comprometimento com a mudança"

Nenhum comentário: