quarta-feira, 17 de junho de 2009

Relatório - 3° Encontro



Chapadão do Sul, 04 de Maio de 2009.

Iniciamos o encontro com uma conversa descontraída sobre os relatórios que os cursistas precisam fazer, referentes aos encontros presenciais, sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula com os alunos e como eles devem organizar o portifólio.

Na sequência, começamos a Sessão Coletiva 1 – Unidade 1 - “Explorando conceitos matemáticos numa discussão sobre alimentação”. Em grupos de três professores, mediram a massa de cada componente do grupo com uma balança e aferiram a altura com uma fita métrica.


Desenvolveram as atividades propostas na sessão coletivas parte A, representando o resultado final de cada atividade em cartolina. Na parte B, cada grupo socializou os resultados obtidos no desenvolvimento das questões propostas e relatou suas dificuldades onde observei que a maior parte dos grupos tiveram muita dificuldade para compreender a proposta da atividade número 1.



Todos fizeram o seu IMC e a média do grupo, mas um dos grupos fez o quanto de peso cada componente tinha que ganhar ou perder para ficar com o índice ideal e não com a média do grupo que era a proposta da atividade.



Foi observado que este mesmo grupo fez os cálculos do IMC de forma equivocada, influenciados pela técnica utilizada que foi a estimativa. Esta foi a justificativa da equipe, com isso a média do grupo ficou muito alta onde todos tinham que muito ganhar peso e não perder. Já o segundo grupo demorou muito para desenvolver a atividade, mas conseguiram observar todas as perguntas propostas na questão. Construíram uma tabela em cartolina, relatando o IMC de cada um, a média do grupo, o peso de cada componente e o quanto cada um precisava ganhar ou perder para atingir o índice do grupo. Colocaram até com quantos quilos cada um ficaria se ganhasse ou perdesse peso para ficar na média do grupo. Usaram a estimativa para efetuar os cálculos mas começaram a ter muita dificuldade e logo usaram regra de três simples, facilitando as operações matemáticas. Esse grupo achou difícil a compreensão da proposta e os cálculos, por não poder usar a calculadora e ter que trabalhar com várias casas decimais para tentar chegar em um resultado mais preciso.
Em seguida, na parte B do socializando o conhecimento, os cursistas relataram suas experiências em sala de aula. Trazendo temas importantes para a oficina e falaram sobre a atividade da sessão 1 sugerida na sessão 3 do TP1- unidade 1. Os alunos receberam um texto com dados sobre a alimentação diária de alguns animais e o peso de cada um, eles tinham que construir um gráfico de colunas relacionando a alimentação diária com o peso de cada animal, no texto havia massa em grama, em kilograma e em tonelada, os alunos tinham que visualizar a diferença das unidades de medida das massas dos diferentes animais, analisar qual a melhor forma de desenvolver a atividade. A grande maioria orientada pelo professor, construiu colocando os dados em tabela e fizeram dois gráficos, um com os animais menores em grama e outro com animais maiores em kilograma, transformando tonelada em kilo, usando escala para tabular os resultados de modo mais fácil. As escalas mais usadas foram de 10g, 20g, 300kg e 500kg tanto na atividade um quanto na dois.
Os professores concluíram que os alunos tem muita dificuldade em interpretar dados, ainda mais quando estão contextualizados, mas todos acharam que foi válida a experiência. Finalizamos a sessão com a parte C, instigando os cursistas a leitura da unidade dois, alimentação para a saúde. Foi proposto o dever de casa, “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” – unidade 2 referente a página 207 do TP1.
Encerramos o encontro com uma dinâmica, integrando o grupo de matemática com o de Língua Portuguesa. Trocaram rosas entre si, falando mensagens, envolvendo o dia das mães com linguagens próprias da matemática, dialetos e registros.
“ A lógica também não é um quadro suficientemente operatório para esclarecer a complexidade relativa das tarefas e subtarefas, dos procedimentos e das representações simbólicas.”
Gerald Vergnaud – CNRS e Université René Descartes

Um comentário:

As belezas da Matemática disse...

Ola adorei o blog de vcs, parabens estamos fazendo o gestar aqui tbm mas nao temos blog ainda.