Chapadão do Sul, 21 de Maio de 2009.
Em seguida discutimos a ida em sala de aula, os professores de uma maneira geral estão aplicando as atividades em sala, e observando que a um grande desinteresse por parte dos alunos, quando tem que pensam na matemática contextualizada e de forma interdisciplinar, como sugere a seção coletivas de algumas unidades.
Prosseguimos o momento com a Sessão Coletiva 2 – Unidade 3, parte A, onde os cursistas se dividiram em grupos de três, para desenvolverem a atividade sobre imposto de renda referente a um salário mínimo de R$ 1.058,50. Todos gostaram da atividades, por ser um assunto muito questionado e importante por toda a população.
Começamos a parte B da oficina com a atividade dos fractais matemáticos, os educadores se divertiram com a atividades e acharam muito interessante o cálculo da área da parte saliente do cartão, e concluíram que seria muito interessante a aplicação em sala de aula, pois o visual facilitaria muita o percepção das proporções e o a visualização do conceito de frações de base dois e quatro.
O grupo decidiu aplicar as atividades um e dois da Sessão Coletiva em sala de aula, por se tratar de assuntos bem relevantes e interessantes. Estas atividades substituirão sugeridas no Socializando o Conhecimento e experiências em sala de aula – Unidade 3 e também a proposta da seção coletiva - Unidade 4.
Como os educadores estão com o portifólio atrasado, combinamos que no próximo encontro dia 04/06/09 realizaremos um encontro só com a apresentação e entrega do mesmo com todas as tarefas referente ao TP1 prontas, para que a formadora possa fazer a correção e atribuir a primeira nota de cada cursista.
“A Matemática não é algo mágico e ameaçadoramente estranho, mas sim um corpo de conhecimento naturalmente desenvolvido por pessoas durante um período de 5000 anos ...”
“A Matemática não é algo mágico e ameaçadoramente estranho, mas sim um corpo de conhecimento naturalmente desenvolvido por pessoas durante um período de 5000 anos ...”
Frank Swetz