terça-feira, 17 de novembro de 2009
Datas do GESTAR II
Relatório - 15° Encontro
No primeiro momento socializamos o dever de casa atividade as atividades 05 e 06 (pag. 70 e 71) TP6 ou AAA6 (Unidades 21 e 22).
Realizamos a Sessão Coletiva 2-Unidade 23 – TP6, parte B, discutimos sobre a dificuldade dos alunos em compreender sistemas de equações do primeiro grau sem visualizar o concreto, realizamos o desenvolvimento de algumas equações utilizando material concreto e discutimos algumas formas didáticas para sala de aula.
Dever de casa – atividade 11 pag. 147 ou atividade 3 -AAA6- Versão professor pag. 73 ou atividade 7 pag. 179 – Desenvolver qualquer uma dessas atividades seguindo as orientações do Socializando o conhecimento pag. 213.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Relatório - 14° Encontro
Realizamos a Sessão Coletiva 1-Unidade 21 – TP6, parte B, discutimos sobre a dificuldade dos alunos em compreender as operações com frações, operações simples como adição e subtração de duas frações com denominadores diferentes, os alunos tem muita dificuldade em reconhecer as situações onde se utiliza o mínimo múltiplo comum, na maioria das vezes não conseguem aplicar esse conceito.
Na parte C da Sessão Coletiva discutimos sobre o tema da unidade 23-TP6, que se refere sobre a migração entre países diferentes ou em um mesmo país, esse tema contribui muito para a analise geométrica, sobre localização, leitura de mapa, escala de mapa, sistemas de coordenadas, deslocamento no plano.
Dever de casa- Socializando o seu Conhecimento e experiências de sala de aula – Unidade 22 (pag. 211),os cursistas poderão aplicar as atividades 05 e 06 (pag. 70 e 71) sugerida pelo TP6 ou poderão escolher qualquer outra atividade presente no TP6 ou AAA6 (Unidades 21 e 22), fazer as adaptações que julgar necessário e aplicar em uma das suas turmas.
Organizar o portifólio até o 14º encontro do Gestar, para o próximo encontro, não esqueçam de desenvolver o projeto para finalização da formação.
“O caminho da sabedoria é fácil para quem não é cego pelo ego”.
Maxwell
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Relatório - 13° Encontro
Dever de casa- Socializando o seu Conhecimento e experiências de sala de aula – Unidade 20 (pag. 199),os cursistas poderão aplicar a atividade 14 (pag. 166) sugerida pelo TP5 ou poderão escolher qualquer outra atividade presente no TP5 ou AAA5, fazer as adaptações que julgar necessário e aplicar em uma das suas turmas.
Organizar o portifólio até o TP5 para o próximo encontro, não esqueçam de desenvolver o projeto para finalização da formação.
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
Platão
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Relatório - 12° Encontro
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Relatório - 11° Encontro
Alguns professores não tinham socializado a atividade sobre consciência e comportamento ecológico, aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências, levaram os alunos para sala de tecnologia, pesquisaram sobre o tema, o professor leu um texto para a turma, os alunos elaboraram questões sobre comportamento e consciência ecológica, juntos selecionaram as dez melhores de cada assunto, cada aluno respondeu o questionário e entrevistou, dez colegas, com sim ou não, depois tabularam, e construíram gráficos de colunas, para mostrarem se existe alguma relação entre a consciência e o comportamento ecológico, das pessoas, ambos os professorem concluíram junto com seus alunos que as duas variáveis são independentes.
Dever de casa – Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula –atividades sugeridas: atividade 12 pag. 155, atividade 2 pag. 137, atividade 8 pag. 148, atividade 11 pag. 152 ou atividade 2 da parte B da oficina pag. 234. O professor escolhe as atividades que melhor se adapte a sua turma. Qualquer atividade aplicada deve seguir as orientação do socializando da pag. 221.
“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”
Pitágoras
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Etapa de um Projeto
preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura
a seguir:
a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no
programa e seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as
ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com
a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados
para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos
prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Relatório - 10° Encontro
Discutimos a extensão 4 da pag. 96, assistimos o click da música de Raul Seixas, Eu Nasci A Dez Mil Anos Atrás, proposta na atividades, conversamos sobre as diversas formas de explora – lá. Os cursistas desenvolveram as atividades propostas na Parte B da oficina, socializamos, comentamos o texto de referência e discutimos a parte C da oficina.
Dever de casa – qualquer uma das atividades discutidas no slide, seguindo as orientações do socializando o seu conhecimento – unidade 14 pag. 219.
Relatório - 9° Encontro
Socializamos a atividades, onde os cursistas acharam de difícil aplicação em sala de aula.
Os cursistas entregaram os portifólios, receberam uma apostila com sugestões de jogos matemáticos, um CD com parodias abordando vários conteúdos dos anos finais do Ensino Fundamental e apresentamos alguns jogos no concreto como, jogo do tabuleiro e jogos das trilhas, contribuindo para o aperfeiçoamento dos professores de matemática.
Dever de casa TP3 - atividades de 1 a 6 da pag. 147 e 148, seguindo as orientações do socializando da pag. 229.
Segunda Etapa da Formação em Campo Grande
Ficamos uma semana confinados na UNIDERP em Campo Grande, relatando os TPs já trabalhados, expondo os trabalhos dos cursistas com seus alunos, estudando algumas unidades e sua diversas formas de aplicação.
Formadora Eliene da Uneb.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Relatório - 8° Encontro
Na parte A da sessão os cursistas leram a proposta, discutiram e desenvolveram a atividades da construção do prisma, com isopor e canudinho, resultado foi muito satisfatório, é possível explorar vários tópicos de geometria com a confecção de um prisma, facilitando a compreensão dos alunos.
Dever de casa – Socializando o Conhecimento e experiências de sala de aula – unidade 10 página 227 –TP3 ( atividades sugeridas: uma das atividades desenvolvidas nas oficinas ou maquete da piscina Página 20). Os cursistas decidiram desenvolver uma das atividades realizadas na oficina, referencialmente a do caleidociclo.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Relatório - 7° Encontro
Como é final de bimestre, comentamos o desempenhos dos alunos nas provas bimestrais, discutimos sobre a elaboração das provas, uma troca de experiências de muita valia.
Fiz um breve relato sobre as unidades 7 e 8 do TP2, iniciamos a sessão coletiva 4. Os cursistas no grande grupo leram e analisaram a atividade 1 - Parte A, gráfico vitimas de acidentes de trânsito distribuídas por faixa etária, em seguida responderam as atividades relacionadas ao gráfico. O gráfico 1 leva a pensar que a faixa etária com mais risco é de 15 a 24 anos, mas ao completar a tabela e construir o gráfico dois, todos viram, que esta informação estava errada, a faixa etária com maior risco é de 35 a 59 anos. Chegando a conclusão que os dados do gráfico 1 não eram suficientes para dizer qual faixa etária da população brasileira corre mais riscos de ser vitimada por acidentes de trânsito.
Transposição didática, parte B da sessão coletiva os cursistas formaram três grupos, onde cada equipe realizou uma atividade diferente sobre probabilidade, sugerida pela sessão, em seguida realizaram a discussão no grande grupo respondendo as perguntas sugeridas, responderam as questões três e quatro no grande grupo.
Introdução a próxima unidade no grande, atividades 5 e 6 no grande grupo motivando os a realizaram as próximas unidades.
Tarefa de casa - Socializando o conhecimento e experiências de sala de aula – unidade 8 página 227, atividades 17 pag. 198.
(Platão)
terça-feira, 23 de junho de 2009
Relatório - 6° Encontro
Finalizamos o encontro deixando como dever de casa, a ida em sala de aula atividade 10 ou 11 das paginas 28 e 29 da unidade 5 e o socializando o conhecimento da página 226, desenvolver a atividade 10 ou 11 pag. 131 e 132.