Chapadão do Sul, 06 de Abril de 2009.
Iniciamos o encontro com a secretária de educação falando sobre a importância da formação continuada GESRTAR II para o município e o que a educação espera do curso.Em seguida, a formadora de Língua Portuguesa fez a leitura do texto “O Novo”. Na sequência, a coordenadora do programa fez uso da palavra com apresentação de slides explicando detalhadamente, o Programa Gestão Da Aprendizagem Escolar – GESTAR II , seu direcionamento, sua abrangência, seus objetivos e finalidades, os integrantes da formação, a estrutura do curso e do material, as etapas a serem desenvolvidas ao longo do ano tais como; desenvolvimento do projeto, aplicação das atividades em sala de aula, aplicação de autoavaliações, montagem do portifólio, participação das oficinas, estudos de casa...etc
As formadoras de Língua Portuguesa e Matemática falaram sobre o objetivo da formação em cada área de conhecimento;
Objetivos de Língua Portuguesa ; Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Objetivos de Língua Portuguesa ; Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Objetivo de Matemática: Desencadear e conduzir um processo de ensino aprendizagem contextualizado, desenvolvendo as suas capacidades para o uso do conhecimento matemático.
O programa se baseia nos pilares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e no Sócio - Construtivismos onde o professor é o mediador do conhecimento e o alunos construtores do conhecimento. Alunos e professores constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor. Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa.
Após a apresentação do programa a formadora de Matemática passou a mensagem Escolha para a reflexão sobre atitudes e tudo o que vivemos hoje é fruto de decisões do passado. Na sequência a formadora de Língua Portuguesa fez uma dinâmica sobre “Marcas profissionais” onde os professores fizeram “nós” em um pedaço de barbantes onde cada um representava um momento importante na sua vida acadêmica e profissional. Alguns socializaram seus marcos e depois colaram o barbante em uma folha sulfite, na forma de um desenho qualquer e listaram os nós e socializaram o porquê do desenho, a grande maioria fizeram um desenho expressando a forma em que viam sua vida acadêmica e profissional.
O programa se baseia nos pilares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e no Sócio - Construtivismos onde o professor é o mediador do conhecimento e o alunos construtores do conhecimento. Alunos e professores constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor. Aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa.
Após a apresentação do programa a formadora de Matemática passou a mensagem Escolha para a reflexão sobre atitudes e tudo o que vivemos hoje é fruto de decisões do passado. Na sequência a formadora de Língua Portuguesa fez uma dinâmica sobre “Marcas profissionais” onde os professores fizeram “nós” em um pedaço de barbantes onde cada um representava um momento importante na sua vida acadêmica e profissional. Alguns socializaram seus marcos e depois colaram o barbante em uma folha sulfite, na forma de um desenho qualquer e listaram os nós e socializaram o porquê do desenho, a grande maioria fizeram um desenho expressando a forma em que viam sua vida acadêmica e profissional.
Entregamos os materiais aos professores cursistas e começamos a explicar o manuseio do mesmo, onde os educadores fizeram varias perguntas sobre sua utilização e a aplicação, ficou como dever de casa a leitura do Guia Geral para facilitar a compreensão do funcionamento da formação continuada.
O professor atento que busca interpretar as respostas dos alunos e que tem claras as articulações entre os conceitos detectará qual é a dificuldade dos alunos e saberá replanejar.
Grupo de cursistas de Lingua portuguesa e Matemática finalizando registrando o encontro.
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o se faz, de tal forma que, num dado momento a tua fala seja a tua prática”.
Paulo Freire
2 comentários:
Olá Josiana!
Adorei o Blog!
Dessa forma nossa comunicação será mais rápida e melhor....
Beijos,
Carina.
adorei o blog e tenho a lhe dizer que com muita luta e persistencia, tudo ficará mais fácil e mais claro para a realização de nosso trabalho.
Postar um comentário